Como receber informações do módulo Requisição através do Webhook

Modificado em Fri, 20 Jan 2023 na (o) 05:40 PM

O que é Webhook? É uma tecnologia que permite a comunicação entre duas plataformas fazendo o envio de notificações de uma para outra. 


Na prática, o módulo Requisição é o emissor da notificação e o Webhook é o canal de comunicação que envia para a outra plataforma, que é o receptor.


Como habilitar o Webhook? É simples, no Painel Administrador entre no menu Recursos Humanos>Permissões>Configurações e então role a página para baixo:

Após localizar a opção Webhook, clique em ‘Expandir’ conforme marcação (1) (após clicar mudará para ‘Recolher’) e habilite a permissão ‘Gerenciar Webhook’ para o papel que terá acesso a ele no Painel Administrador. Feito isso a permissão será registrada.


Como ativar o Webhook? A ativação do Webhook no módulo Requisição está disponível no Painel Administrador e deve ser configurado em cada fluxo, conforme passo a passo:

No Painel Administrador clique em Intra Produtividade>Requisição>Relatório de Fluxos e então clique em Selecione>Configurar Webhook no fluxo que você deseja ativar a comunicação:

Feito isso, basta preencher os campos ‘URL Webhook Criação’ e ‘URL Webhook Conclusão’ com os dados da plataforma que receberá a notificação do módulo Requisição e então clique em ‘Salvar’:


Em ‘Documentação sobre o conteúdo enviado pelo webhook’, clicando nas setas ‘ (verificar marcação na imagem anterior), você consegue visualizar um exemplo de conteúdo enviado pelo webhook e também testar o envio da notificação.


Como fazer o disparo do Webhook? O processo de disparo da notificação é feito manualmente. Acesse o menu Configurações no Painel Administrador e depois na opção Webhook para abrir o Relatório de Webhook, onde é possível visualizar: 

Id: número do identificador do webhook;

Módulo: nome do módulo, no caso da intranet, requisição;

Assunto: a primeira palavra indicará se é um notificação de criação (Criada) ou conclusão (Concluída) de uma requisição, após o ‘-’ é o nome da requisição;

Criado em: data e hora da criação da requisição;

Enviado em: data e hora do disparo da intranet para a plataforma receptora;

Tentativas: número de tentativa de disparo;

Situação: status do envio para a plataforma.


Para fazer o disparo clique em Selecione>Disparar Webhook.

Feito isso, se a configuração realizada estiver correta e o Webhook tiver sido enviado, a Situação mudará para ‘Enviado’ conforme imagem abaixo:


Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail suporte@vivaintra.com ou através do chat em seu painel administrador.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo