Tenho 1000 colaboradores mas que serão integrados ao AD serão apenas 200, é possível?

Modificado em Mon, 14 Aug 2023 na (o) 01:13 AM

Sim, é possível integrar partes da base.


Neste caso, alguns pontos devem ser considerados como pontos de atenção na configuração da integração.


Importante:


O uso de uma base de dados no AD (Active Directory) afeta dois pontos do sistema sendo:

1. A autenticação do login

2. A integração dos dados de usuários (colaboradores)


Os pontos de atenção quando faz a opção por uma integração com AD parcial:


a. o restante dos colaboradores serão integrados por meio de planilha ou manual?

  • Se for manual é importante sempre ressaltar que alterações nos usuários com integração AD poderão até ser feitas de forma manual mas logo em seguida a integração os dados voltaram a ficar em conformidade com o AD.
  • Se for feita por meio de planilha é preciso constar os usuários do AD nesta planilha ou o sistema de importação e integração não será capaz de inativar os usuários da base ou poderão inativar incorretamente os usuários do AD que não estiverem na planilha.


b. ao desligar um colaborador do AD (Active Directory) seria importante adaptar o processo para inicialmente inativar o usuário e só depois excluir para dar tempo ao sistema de integração de inativar primeiro.

  • Em algumas situações, ao excluir rapidamente um colaborador o mesmo não aparece mais nos relatórios da integração entre o AD e a Vivaintra e isso afeta a sua inativação.


c. para saber se um usuário (colaborador) está integrado ao AD ou não é possível em seu perfil em configurações da  Vivaintra verificar a aba Integração e a coluna "coExterno1" estando preenchida com o "username" do AD mostrará quem de fato possui integração.


d. a depender do número de colaboradores em que a empresa não fará uso da integração com AD é possível fazer uso da integração de dados por API e esta por sua vez coletar também os dados do respectivo AD enviando em um lote único os dados ficando a critério do AD configurado na Vivaintra apenas a autenticação.

  • Para este caso, entre em contato com seu contato CX (que realizou a integração) ou com nosso suporte que nosso time técnico poderá dar apoio para diminuir a demanda por operações manuais na Vivaintra.


Conclusão:


A integração com AD ajuda demais a manter os dados íntegros e facilitar a autenticação uma vez que o colaborador não precisa aprender e decorar várias senhas.


O uso de integração parcial é possível e alguns pontos de atenção na configuração são importantes mas é possível diminuir isso e muito fazendo uso da integração por API juntamente com a integração AD.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo