Como INATIVAR ou DESLIGAR um usuário da intranet?

Modificado em Mon, 28 Aug 2023 na (o) 01:28 PM

Primeiramente, é importante entender a diferença entre inativar e desligar um usuário na intranet.


  • Inativar: ao inativar um usuário da intranet, o mesmo não conseguirá mais realizar login na plataforma, porém não indica que o mesmo foi desligado da empresa, apenas que está inativo na intranet. O status exibido no Painel Administrativo será "INATIVO".
  • Desligar: a informação "DESLIGADO" será exibida para os administradores, que poderão consultar o motivo do desligamento. 


Ambas informações (inativo ou desligado) ficam disponíveis no Painel Administrativo, em Recursos Humanos>Colaboradores>Status.



DESLIGANDO UM USUÁRIO


Para inativar ou desligar um usuário, acesse o Painel Administrativo>Recursos Humanos>Colaboradores>localize o usuário desejado>Selecione>Inativar:



Na tela seguinte será exibida a pergunta "Trata-se do desligamento do colaborador?".


Caso desejar sinalizar que trata-se do desligamento, selecione "Sim", e as perguntas abaixo serão exibidas:




Após respondê-las, a intranet questionará "O que deseja fazer com os dados deste colaborador?", com as opções de respostas:


  • Manter os dados com o colaborador: todos os dados serão mantidos com o usuário desligado.
  • Transferir os dados para outro colaborador: será aberta uma opção para selecionar outro colaborador para a transferência dos dados e quais dados poderão ser transferidos, como por exemplo, "Agenda", "Auditoria", "Base de Conhecimento", "Diretório de Conhecimento", entre outros:


Selecione a opção desejada e clique em "Confirmar".


Ao clicar em "Confirmar", o administrador será questionado "Deseja realmente inativar o colaborador?", caso não desejar realizar nenhuma alteração, clique em "Confirmar" para finalizar o processo.


 


Após realizar os passos acima, ao pesquisar o usuário no "Relatório de Colaboradores", o mesmo será exibido como "Status" "DESLIGADO":



Caso o administrador desejar consultar o motivo do desligamento de um usuário, deverá localizar o usuário no "Relatório de Colaboradores", "Selecione>Visualizar" e verificar a informação "Motivo do Desligamento":

 

 


INATIVANDO UM USUÁRIO 

Caso desejar inativar um usuário, porém não necessariamente desligá-lo, siga o mesmo processo descrito acima, porém ao ser exibida a pergunta "Trata-se do desligamento do colaborador?", selecione "Não. Estou apenas inativando temporariamente.":



Na tela seguinte, selecione o motivo da inativação:




Selecione qual ação deseja realizar com os dados do usuário:





E confirme a alteração:




Ao pesquisar o usuário no "Relatório de Colaboradores", o mesmo será exibido como "Status" "INATIVO":


EXCLUINDO USUÁRIOS DEFINITIVAMENTE

Após inativar os desligar um usuário da intranet, o administrador poderá excluí-lo definitivamente, utilizando a opção abaixo:

Observação: usuários inativos ou desligados não contabilizam no número de licenças, portanto o administrador poderá manter os cadastros para consultar informações futuramente, caso necessário.



Em caso de dúvidas, entre em contato conosco:

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo